Divergente

03 setembro, 2013 |

Série: Divergente

Livro 1: Divergente

Editora: Rocco

Autora: Verônica Roth

Páginas: 502

Avaliação: 


Sipnose: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Bom, eu simplesmente não consigo escolher as palavras certas para dizer o quanto eu adorei de todas as maneiras esse livro. Mas...ok
Em uma sociedade, são organizadas em cinco facções: Abnegação, Audácia, Erudição, Franqueza e Amizade. Cada facção tem diferenças como: Suas funções. Sao tipo...estados de um país. 
E acontece uma teste com os adolescentes que residem nas facções, que se chama o teste de aptidão, o qual mostra de qual facção pertence. E em seguida, ocorre uma cerimônia em que o jovem pode escolher a facção que quer, e se tornar um membro atráves de testes, simulações, ficando em uma posição e talvez...Eliminado!
E é aí que conhecemos Beatrice, da abnegação. Que os resultados de seu teste de aptidão se mostra inconclusivo, se tornando uma divergente. E terá que escolher entre duas facções, e acaba surpreendendo sua familia, e até a si mesma.



***

O inicio é normal, uma introdução calma até a palavra: Divergente surgir em sua vida. Um segredo! Ela não deve contar pra ninguem senão... Bye Bye Beatrice.
Iniciei a leitura no dia 30 de agosto e terminei ontem as 23:30. 
A leitura é calma no inicio, esquentando a partir da escolha da nossa querida Tris. Verônica me surpreendeu ao longo do livro, amadurecendo a cada página. 

Verônica Roth não foi muito de mostrar aos leitores a aparência dos personagens, nem mesmo de Beatrice. Ela quis mostrar aos leitores que o mais importante é a coragem, o caratér de cada um, e não a aparência visual. 
Apenas sabemos que Beatrice é baixinha...Até demais!
É uma distopia maravilhosa, e que achei tão incrivel quanto Jogos Vorazes. Só que uma dose de romance no meio do livro até o finalzinho. E amei isso, não é um livro tão sério e parado. É meio que uma introdução para a continuação dos livros para a série. 
Ai Ai Quatro...
O livro também não aborda apenas o romance, temos a politica da sociedade, e outros temas menos complexos como: Suicidio, problema psicológicos.

Os personagens
Beatrice é a personagem principal do livro, uma garota normal e bem apegada com sua família, mas quando faz sua escolha, se transforma em uma garota fria, superando seus medos e covardias, mostrando toda sua coragem para todos, mas ama sua familia mas que tudo. e seu par romântico é: Quatro. Sim sim, o nome dele é Quatro, brincadeira! É apenas um apelido, e você descobre seu nome no meio do livro. Ele é seu instrutor, e meio bipolar. Mas se torna um fofo com ela depois. 
E temos os personagens secundários: Christina, que é sua amiga. Al e Will. E outros que você conhece ao longo da leitura.
E os, que não falta em um livro, os vilões, que no caso de Divergente são muitos: Peter, Jeanine, Molly, Drew, e Eric, que se revela bem no finalzinho.

Características do livro
A capa é Maravilhosa com M maiúsculo, O círculo com o fogo no centro me chama atenção, e a cidade é um otimo complemento para a capa ficar perfeita, e o título e o nome da autora na frente, tem um relevo que você sente ao deslizar os dedos na capa. Uma diagramação  que não dificultou minha leitura (Mesmo sendo iluminada por uma tela de celular no escuro ). Folhas amarelas e com qualidade, e a orelha de trás mostra uma foto da autora e uma mini-biografia.

Minha opinião...
Eu A-D-O-R-E-I o livro, Verônica se encaixou na minha lista de autores favoritos, soube escrever cada capítulo, e descrever cada personagem. Uma ótima narrativa.
E admito que teve momentos que ri, e sei que esse livro não é pra rir. Mas eu ri, gargalhei nos momentos de Tris e Quatro. 
POR QUE EU RI? Cara esse ''casal'' é engraçado.
Chegava uma mensagem no meu facebook, olhava e continuava a leitura, eu não conseguia mais tirar os olhos do livro, no inicio não foi aquela coisa grandiosa, mas depois sinto que a Verônica amadureceu no livro. 
Me simpatizei muito com Tris, gostei muito de sua amiga: Christina, e já no inicio do livro já comecei a ter uma paixão platônica pelo Quatro... Tão...Ah !
Eu gostei muito do final também, tanto que quando a vovó mandou eu desligar a luz, fiquei lendo com a iluminação do meu celular, e depois me tranquei no banheiro para ler no chão. 
Viciei.
E estou completamente louca para ler Insurgente, que é o segundo livro da série. Quero muito ler logo, aceitei limpar a casa toda por um mês para ganhar R$150,00 da vovó e comprar logo os livros que quero.
Então eu recomendo muito, se lerem tenho certeza que vão adorar tanto quanto eu. 

Espero que tenham gostado da resenha.
      Beijo da Ju




6 comentários:

  1. Oiii, poxa, segunda resenha que leio do livro e todo mundo adorando *-*
    To super curiosa para ler!!

    :)

    Adorei sua resenha e o jeito como escreve, super objetiva!! :)

    Beijãoo!

    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muita vontade de ler esse livro! Eu tenho certezade que não vou me decepcionar quando eu ler :P
    Misael Coelho
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ouvi falar desse livro hoje, acredita? Até então nem conhecia. Adorei sua resenha e já quero ler <3
    Beijos

    marinaalessandra.blogspot.com
    @mariinaale
    @maioordeidade
    Instagram: @mariinaalessandra

    ResponderExcluir
  4. Humm, acho que vai pra lista! srsrsrsr Gostei!
    http://cladoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    estou passando aqui para te avisar que há um selo no meu blog para vc, espero que goste!!! :D

    http://amandatrindadepalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Divergente é uma das séries que quero começar a ler, se possível ainda esse ano.rsrs
    Beijos
    http://allmylifeinbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora.
Primeiramente obrigada por visitar o blog.
Ficarei muito grata se comentar aqui, dando valor as minhas resenhas.
Pode deixar seu blog junto com o comentario, que retribuo seguidores!
Beijos da Ju